''Azinhaga dos Anjos''

Parti para mais uma nova montagem, desta feita a intenção é reproduzir os Camarões Caridina Cantonensis var. Crystal Red, grade S, V-band.

Queria algo natural, que tivesse a aura de Sintra,e então fui fazer uma visita a esta misteriosa Serra,que tanto amo.Trouxe algumas raizes e pedras, e aproveitei para respirar aquele ar. O nome do aqua, ''Azinhaga dos Anjos'' é tributo a uma zona na Serra, um caminho onde estava um painel de azulejos, onde figurava um par de Anjos, belissimos.Infelizmente esse painel foi roubado, por almas conspurcadas pela sede de dinheiro, e no seu lugar jaz um espaço vazio,sem vida.

Setup:
Nome: ''Azinhaga dos Anjos''
Dimensões: 55cm x 35cm x 30cm (57 Litros)
Filtragem: Sicce Space ADV 400l/h
Iluminação: 2 x 25w lâmpadas E-27 / 6700K
Substrato: Akadama
Fertilização: 10 gotas de Potássio (K) 2x semana (1ml=1ppm/100L) ; 3 gotas de Ferro2+ HA 1x semana ; 5 gotas de Micronutrientes HA 2x semana ; 15 gotas de Magnésio (Mg) ; 3 gotas de Tropica Master Grow 1x semana ; CO2 sistema caseiro
Fauna: Colónia de 10 Caridina Cantonensis var.Crystal Red grade S (V-band) ; Caracol Anentome Helena, Physas sp. e Minusculos
Flora: Valisnéria Americana; Feto Windelov ; Cladophora Aegagrophila ; Hydrocotyle Verticcilata ; Marsileia Drummondii ; Mini-Pellia ; Musgo Fissidens Fontanus

Um aquário vazio é como uma folha em branco, belo pois sabemos que irá nascer algo que nos pertencerá.



A colocação da Akadama.Por baixo coloquei umas pastilhas fertilizantes.
A preparação do ''layout''.Até chegar a um consenso comigo mesmo,tive de tentar várias posições com as raizes.
Raizes essas que foram preparadas antes,fervi-as alguns minutos,passei-as por água fria e depois envolvi-as com musgo Christmas e algumas com Fissidens Fontanus.Utilizei linha verde.
Aqui,depois de muitas tentativas, decidi que as raizes iriam ficar todas direccionadas para o lado direito.Entre as raizes vê-se as pedras que foram envolvidas em Cladophora Aegagrophila, uma alga que é comprada em bola.Cortei-a às fatias e cobri as pedras atando com linha de nylon.
Coloquei as Valisnérias atrás da base das raizes, e as Hydrocotyle Verticcilata à frente,com a Marsileia Drummondii no espaço mais à direita.Aqui depois de cheio com água,ainda baço.
E ai está,passado umas horas já com a água cristalina!

25.3.2009 Este aquário está a proporcionar-me momentos de grande satisfação, visto que a criação de Crystal Red está a correr muito bem!














































2 comentários:

  1. Muito giro, sim senhor!
    Uma duvida, precisavas mensmo de colocar as pastilhas de fertilizante por baixo da Akadama? A Akadama, por si só não possui os nutrientes necessarios para a flora presente no aqua?

    Mas muito Bom!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boas Leonardo! A akadama por si so não possui muito mais que alguns micronutrientes, e so estão disponíveis ao fim de algum tempo, e muita gente ate afirma que a akadama não tem nutrientes de todo.

    Neste aqua tinha a Hydrocotyle verticcilata, que necessita de nutrientes para ficar forte.

    Num aqua com plantas que prtecisem de muitos nutrientes a akadama por si so não chega, o ideal e colocar um substrato fértil debaixo da akadama.

    ResponderExcluir