Algas: O inimigo do plantado?

As algas são uma dor de cabeça para muitos aquariofilistas, se não mesmo a maior para todos os que amam os plantados. É muito importante que fique claro que nem todas as algas são nocivas, que um aquário com um ecossistema saudável deve ter algas,sendo um sinal de vitalidade. O problema é quando há um descontrolo, e as algas começam a pôr em risco a vida das plantas.Como se sabe as algas cobrem as folhas das plantas, impedindo que estas consigam fazer a fotossíntese.

É importante que tenhamos num plantado alguma Fauna consumidora de algas, como Ottocynclus Affinis, SAE (Siamese Algae Eater),etc. Os Caracóis, muitas vezes considerados uma praga, são excelentes aliados de modo a manter as algas controladas. Muitas pessoas eliminam estes seres, esquecendo que dos caracóis que compramos nas lojas ou que aparecem naturalmente nas plantas apenas se alimentam de plantas mortas...

É importante que os níveis de nutrientes estejam sempre dentro do nível ideal.Há a ideia que os níveis de Nitrato e Fosfato devem estar sempre a zero,mas é um grande erro, aliás num aqua low.tech, estes dois nutrientes são essenciais e devem estar dentro dos parâmetros normais. A falta de nutrientes pode trazer algas, assim como luz deficiente. A ideia é : equilíbrio. Se o mantivermos, as algas nuca serão problema.E lembra-te: todos os plantados têm algas,elas por si só são um bom indicador.O problema é o excesso.

Tipos de algas:

Algas Castanhas - Diatomáceas

São geralmente as primeiras algas a aparecer em aquas recentemente montados, onde as condições ainda não são as ideais. Formam grupos de manchas acastanhadas, que cobrem os vidros,plantas e equipamento. A maior parte das vezes aparecem tão rápido como desaparecem, assim que as condições do aquário estabilizam.

Podem também aparecer em aquários estabilizados, e neste caso há que monitorar Nitratos e Fosfatos, evitar sobre-dosagem de comida e não esquecer as trocas de água semanais. Pode também indicar falta de luz no aquário.

Cianobactérias

As Ciano não são propriamente algas,são bactérias, dos organismos mais antigos do Planeta. Forma uma pelicula viscosa, verde-azulada, que cobre o substrato e tudo o mais. É facilmente identificável,também por causa do terrivel cheiro que nos presenteia...

As Ciano conseguem fixar o Azoto, por isso conseguimos encontrá-las em aquários com niveis muito baixos deste nutriente. Aparecem em aquas onde há um excesso de detritos,em substratos antigos, e a fraca circulação de água ajuda a sua fixação.

Primeiro que tudo há que remover fisicamente o máximo que podermos, com recurso a um tubo aspiramos o substrato e tudo o resto.Seguidamente há que aumentar a circulação de água do aquário,caso esta seja fraca.

Em casos extremos há a Eritromicina, porém esta pode ser nociva às bactérias ''amigas'' do aquário. Tratar com 200gr. para 40L de água,e monitorar os niveis de Amónia e Nitrito, pois pode haver um decréscimo do número de bactérias nitrificantes.

Água Verde - Euglaena

Este fenómeno acontece derivado ao facto de uns organismo unicelulares se reproduzirem muito depressa, havendo um ''boom'' repentino,e ficando a água literalmente verde.Isto pode ser causado por um excesso de nutrientes e/ou excesso de luz no aquário.

Um filtro UV pode ser um bom aliado, mas a par disto temos de diminuir a luminusidade e acertar com os niveis de nutrientes. Trocas de água mais frequentes (2 x semana) também ajudam.

Greenspot

Como o nome indicada,as Greenspot são pequenos pontos verdes que aparecem nos vidros do aquário,e também em plantas de crescimento lento como Anubias, Echinodorus,etc.


Eu associo o aparecimento destas algas quando os niveis de Fosfato estão a zero. Pode ser facilmente retirada dos vidros recorrendo a um cartão de crédito.


Algas filamentosas verdes

Este é um tipo muito comum de alga nos plantados. É um verdadeiro petisco para camarões e Ottocynclus. São finos ''fios de seda'' verdes, que podem atingir largos centimetros.

Poderão aparecer quando os niveis de Ferro estão um pouco altos.


Alga Barba-Negra (BBA)

Estas algas são terríveis... Do tipo Audouinella, são também chamadas de Chantrasia e Rhodochorton,etc.São pequenos tufos compactos,de cor escura, que se agarram a plantas de crescimento lento e ao equipamento. É impossivel de remover, sendo necessário cortar as folhas infectadas.

Pode aparecer quando os niveis de CO2 são baixos, a mim acontece-me quando a garrafa do sistema de CO2 caseiro começa a acabar, por isso troco-a quanto antes.

Podem aparecer em tapetes de Glossostigma, quando a altura do tapete aumenta, aparecendo nas camadas inferiores do tepete, onde há menos luz.

Podemos prevenir o seu re-aparecimento mergulhando o equipamento (termostato, filtro,etc) num balde com 25% de lixivia e água.O Flourish Excel também pode ser um bom aliado.Com uma pipeta aplicar directamente em cima da alga.Após várias aplicações a alga vai ficando vermelha,depois branca e morre.

Os SAE (Siamese Algae Eater) parece qua são os únicos que têm a coragem de as comer...mas eu nunca vi.

3 comentários:

  1. Inspiring story there. What occurred after? Good luck!


    Also visit my website www.superheroineclips.com

    ResponderExcluir
  2. I every time used to read paragraph in news papers but now as
    I am a user of web therefore from now I am using net for posts, thanks to web.


    Check out my blog :: kostenlos book of raw spielen

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir