Parte IV - A escolha da Fauna

Escolher os animais que pretendes meter no aquário é um assunto delicado. Tens de pensar que esses animais poderão ficar contigo anos e anos.Lembra-te que um peixe é um ser único,que evoluiu durante milhões e milhões de modo a ir viver para o teu aquário.Tens a responsabilidade de o tratar condignamente.

Vamos então pensar na Fauna para um aquário de 60L. O primeiro impulso de quem se inicia na Aquariofilia,é ir às lojas e começar a comprar peixes compulsivamente,sem saber se são compatíveis,sem saber das características do peixe.

Por ex. há peixes que só podem viver em cardumes de pelo menos 5 indivíduos,outros que têm de viver sozinhos. Em relação aos peixes de cardume,o ideal é escolheres uma espécie e comparares alguns indivíduos dessa mesma espécie.Muitas gente compra um peixe de cardume de espécie X,outros dois de espécie Y,outro da espécie W,etc. Fica mais harmonioso escolheres uma só espécie cardume, e comprares logo 8 ou 9 indivíduos.

Depois cada peixe tem certas necessidades de PH, há peixes que ficam muito grandes para um aquário de 60L,apesar do seu tamanho na loja não o parecer.De seguida vou indicar vários peixes e suas necessidades:

Família: ''Caracídeos''
- Começemos por falar desta família de peixes,os Caracídeos. O tamanho destes seres varia bastante,que pode ir desde o pequeno Néon'' ao grande Pacu, passando pelas ''temíveis'' Piranhas. Estes peixes caracterizam-se pela presença de dentes nos maxilares,e pela presença de uma nadadeira adiposa. A sua bexiga natatória comunica com o esófago pelo canal pneumotóforo.
O sexo desta família de peixes não é fácil de distinguir,excepto nas espécies que que o macho apresenta um pequeno gancho na nadadeira anal. A sua reprodução é extremamente difícil em cativeiro,sendo necessário por parte dos Aquariofilistas que a tentam uma imaginação fértil de modo a tentar recriar o mais fielmente possivel o seu habitat natural.

Tetra Cardinal - ''Paracheirodon Axelrodi''

- Peixe oriundo da bacia Amazónica,muito calmo e que necessita de viver em cardumes de pelo menos 6 individuos,mas quantos mais melhor.É um pouco sensivel a aquários recentes,pelo que deve ser inserido num aquário maduro,com o ciclo completamente feito,e os parâmetros da água devem ser o mais próximo possivel do habitat natural.Um aquário plantado de 400L com um cardume de 50 destes peixes é algo magnífico de se ver.A criação de cativeiro é muito difícil,pois estes peixes necessitam de condições que não são fáceis de simular,como chuvas intensas e trovoadas.Houve porém, quem já tenha tido sucesso na reprodução deste Caracídeo.
PH: 6.0 / KH: 5 /Comprimento max. 5cm /Temperatura: 28º /Origem: Bacia Amazónica

Tetra Néon - ''Paracheirodon Innesi''

- Este é dos peixes mais comuns na Aquariofilia.É ''primo'' do Tetra Cardinal,com a diferença da mancha vermelha,que só ocupa metade do corpo.O formato do corpo e das barbatanas é ligeiramente diferente.Eu considero este peixe ligeiramente mais fácil de manter que o Tetra Cardinal,embora haja quem ache o contrário.De qualquer maneira há que providenciar um aqua estabilizado,com um PH ácido,uma boa filtragem e companheiros pacíficos tal como ele.Tem de ser mantido em cardume de no minimo 6 individuos,e tal como o Cardinal a sua reprodução não é nada fácil.
PH: 6.0~6.5 / GH: 8~10 / Comp.Max. 5cm. / Temp. 26º / Origem: Peru


Viúva Negra - ''Gymnocorymbus Ternetzi''

- A Viúvas Negra é um peixe algo activo,não tão agressivo como dá a parecer e bastante fácil de manter.É um peixe ideal para iniciantes,visto ser bastante resistente.É um peixe de cardume,deves mantê-lo com 6 individuos minimo.Há uma noite do mês em que machos e fêmeas entram numa dança frenética de acasalamento,digna de se presenciada.A criação em cativeiro é possivel,mediante certas condições.
PH: 6.8 / GH: 8~12 / Comp.Max. 7cm / Temp. 25º / Origem: América do Sul


Nariz de Bêbedo - ''Hemigrammus Rhodostomus''

- Existem 3 espécies muito semelhantes:o ''Hemigrammus Rhodostomus'',o ''Hemigrammus Bleheri'' e as Petitela Georgiae.As diferenças são quase imperceptiveis ao observador mais desatento,e têm a ver com as riscas da cauda e com a coloração vermelha mais ou menos forte da cabeça.As ''Petitela Georgiae'' crescem um pouco mais que os outros dois,sendo que os ''Hemigrammus Bleheri'' é o que cresce menos,atingindo apenas 4cm. Este é um peixe um tanto ou quanto sensivel,e é necessário cuidado,tanto na adaptação ao novo aquário,fazendo uma ambientação lenta,como na qualidade da água e seus parâmetros.É um peixe de cardume,pelo que deve co-existir com vários individuos.
PH: 6.5 /GH:8~12 / Comp.Max. 5cm / Temp. 26º / Origem: Baixo Amazonas


Tetra Néon Negro - ''Hyphessobrycon Herbertaxelrodi''

É um peixe bastante comum nas lojas de aquariofilia.É bastante pacífico e relativamente fácil de manter. Peixe de cardume,precisa de viver entre 6 individuos no minimo.
PH: 6.6 / GH: 8~10 / Comp.Max: 4cm /Temp: 25º / Origem: Brasil,Mato Grosso
..........................................................................................................................................................................

Familia: ''Poecilídeos'' - Esta familía é composta por peixes vivíparos.Os ovos são mantidos no vêntre da fêmea e aí se desenvolvem até as crias nascerem já formadas, pequenas miniaturas dos pais. Os machos possuem uma nadadeira anal modificada,um orgão copular chamado gonopódio que é uma espécie de pénis, que é introduzido no oviduto da fêmea,de modo a fertilizá-la.
São de modo geral,peixes resistêntes e fáceis de manter,que apreciam águas relativamente duras e com PH alcalino.


Guppy - ''Poecília Reticulata''

Este deverá ser provavelmente o peixe ornamental de água quente mais conhecido por toda a gente.O Guppy é um peixe que desperta paixões em muitos aficionados.É um peixe que é relativamente fácil de manter,e muita gente gosta dele porque é fácil a sua reprodução.Existem em tantas cores quantas a sua imaginação for capaz de atingir.
PH: 7.5 / Comp.Max: Machos 3cm,Fêmeas 5,5cm / Temp: 25º /Origem: América Sul e Central

Guppy Endler - ''Poecília Wingei''

Os Endler são parentes próximos dos Guppy.Esta espécie foi recolhida do Lago de los Patos,na Venezuela por Franklin F. Bond,em 1937,sendo depois re-descoberta em 1975 por John Endler,que lhe deu o nome. O seu local de origem está hoje ameaçado,estando esta espécie perto de estar em risco. São peixes bastante prolificos,tal como os Guppy,sendo fácil a sua reprodução.
PH: 7.5 / Comp.Max: 4cm / Temp: 27º / Origem: Laguna de los Patos,Venezuela

Plati - ''Xiphophorus Maculatus''

É também um peixe bastante comum nas lojas de aquariofilia.Sendo ovoviviparo é também de fácil reprodução.É um peixe calmo e bastante pacífico,que requer uma água com um PH alcalino.

PH: 7.5 / Comp.Max: 5cm / Temp: 26º / Origem:México,Guatemala,Honduras


Espada - ''Xiphophorus Hellerii''

É um peixe belissimo da família dos Plati,sendo sua caracteristica a sua longa cauda em forma de espada.O tamanho aqui descrito,os 12cm+- têm em consideração a sua longa cauda.
PH: 7.5 / Comp.Max: 12cm / Temp. 25º / Origem:América Central


Molinésia Negra - ''Poecília Sphenops''

Este peixe é por vezes utilizado para combater surtos de algas.Sendo vegetariano é uma rma eficaz neste combate.

PH: 7.5 / Comp.Max: 6cm / Temp: 27º / Origem: México a Colômbia
........................................................................................................................................................................

Família: ''Anabantídeos'' - Esta família também conhecida por ''Labirintideos'',é caracterizada por peixes que possuem um orgão chamado ''labirínto'',que basicamente lhes dá a capacidade de absorver oxigénio da atmosfera.Este orgão consiste numas cavidades em cada lado da cabeça,que contém diversas placas ósseas,cobertas de um tecido,formando uma superficie que consegue absorver o oxigénio.Iso é ideal em ambientes aquáticos com pouco oxigénio,porém muitos estão dependentes desta capacidade,tendo de vir à superfície regularmente.
Para a reprodução,também é característica desta família o macho segregar um muco pela boca de modo a criar um grande ninho de bolhas,onde posteriormente, depois de a fêmea largar os ovos e de estarem devidamente fertilizados,o macho os vai colocar.


Betta Combatente- ''Betta Splendens''

Tinha dito atrás que porventura o Guppy seria o peixe mais conhecido na Aquariofilia.Bem,o Betta rivaliza com ele. Acontece frequentemente muita gente adquirir um Betta sem saber minimamente nada sobre as condições que este peixe deve viver.Muita gente mal informada pensa que este é um peixe de água fria,mas não é. Deve viver numa temperatura de 26º. Outro erro é colocar este peixe a viver em globos,com litragens mínimas de menos de 5L... Isto porque os vêem nas lojas em pequenos sacos ou compartimentos minúsculos,mas isto acontece apenas porque um macho não pode estar acompanhado por outro macho,originando uma luta até à morte.Existem lutas ilegais com estes peixes,que originam apostas milionárias...enfim.
Este peixe foi descoberto inicialmente em 1849,e erroneamente confundido por outro peixe,e só anos mais tarde é que ficou com a designação actual. Vive em charcos,nas plantações de arroz da Tailândia,China e Vietnam,em águas paradas e pobres em oxigénio. O ideal é um aquário com pelo menos 20L. A sua reprodução requer saber,pois o macho pode magoar a fêmea mortalmente.Mais à frente explicarei como reproduzir estes belos seres.
PH:7.2 / Comp.Max: 6cm / Temp: 26º / Origem: Tailândia,China, Vietname


Gourami Anão ou Colisa Anã / Variante azul Cobalto - ''Colisa Laila''

Este é um peixe pacífico e com movimentos suaves e calmos.Contudo não deve juntar mais que um casal,pois os machos têm tendência para lutar.O macho é muito mais colorido que a fêmea,que é pálida.Como se pode ver na foto existe a variante azul Cobalto.
PH:6.8 / Comp.Max: 6cm / Temp: 28º / Origem: Bengal,Assam (Índia)


Gourami Pérola - '' Trichogaster Leerii''

É um dos mais bonitos peixes da familia dos Gouramis.É um peixe muito tímido,com a curiosidade de não ser necessário afastar os pais das crias depois do nascimento destas,visto que não as atacam.É um peixe para ter em aquários grandes,visto que pode atingir os 12cm.
PH:7.2 / Comp.Max: 12cm / Temp: 26º / Origem: Tailândia,Malásia,Sumatra
.....................................................................................................................................................................

Família: ''Ciclideos Americanos'' - Os Ciclideos são uma família de peixes de água doce da ordem Perciformes,e representam,em número, a maior família de peixes,englobando cerca de 5% dos vertebrados de todo o Mundo. Iclui cerca de 105 géneros e 1900 espécies,divididas pelas Américas, África, Madagáscar, Índia, Sri Lanka e Médio Oriente.
Vou falar em especial dos Ciclideos Americanos e Ciclideos Africano.Começemos pelos primeiros e pelos seus peixes mais emblemáticos:


Discu - ''Symphysodon Aequifasciatus/Discus''

Este magnífico peixe é o sonho de muitos Aquariofilistas,o sumo pontífice dos peixes ornamentais.O Discu é um peixe oriundo da Bacia do Amazonas,que gosta de águas ácidas e moles.Este peixe,quanto a mim, só deve ser adquirido mediante uma serie de condições,entre elas um pouco de experiência por parte do Aquariofilista que o mantém. Necessita de água sempre em excelentes condições,ou seja bastantes trocas de água,boa alimentação e desparatizações regulares. O espaço também é fundamental,cada Discu necessita em média 80L de água para viver,sendo que são aconselháveis para aquários de grande porte.Sente-se melhor em aquários bastante plantados e que não tenham muita luz,gostando inclusivé de algumas zonas de sombra,dadas por plantas de grande porte.É um peixe calmo e que não aprecia companheiros agitados.
Eu sou totalmente contra a captura de Discus no seu habitat natural,mas muita gente acha fantástico ter os chamados F0 (ou seja animais selvagens)... Enfim.
PH:6.0~6.5 /Comp.Max: 18cm / Temp: 28º /Origem: Bacia Amazónica


Escalar - ''Pterophyllum Scalare''

O Escalar é um peixe que pela sua forma é apreciado por Aquariofilistas e simplesmente apreciadores da vida animal.É um peixe elegante,activo e que se impõe aos demais companheiros de aquário pela sua energia. Não deve ser colocado em aquários pequenos,pois cresce muito,apesar de por vezes serem comprado nas lojas ainda muito jovem e pequenos. Não deve ser mantido com peixes muito pequenos e também peixes que tenham longas barbatanas.
PH: 6.0~6.5 / Comp.Max: 15cm / Temp: 26º /Origem: Bacia Amazónica

6 comentários:

  1. Simply want to say your аrtiсle iѕ aѕ amаzing.
    The clearness in your post is ѕimply great and i can ѕupposе you are κnowledgeаble
    on thіs subjеct. Well with уοur permission allow me to take hold оf youг
    RSS feeԁ to ѕtay updatеd ωith immіnent
    post. Thank you onе million and please κеeρ up the rewarding work.


    Αlso νisіt mу ωeb site; V2 Cigs Review

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Hi, i thinκ that i notiсed you viѕitеd my sіte ѕо і came to return the want?
    .I'm trying to to find things to enhance my site!I guess its adequate to make use of some of your ideas!!

    my weblog ... just click the next web page
    my website: the-q-factor.net

    ResponderExcluir
  4. Whoops ...The tгuth is Ι thinκ іt ԁiԁ shοw up in
    the ԁialogue. Never made the minimize.

    Heгe iѕ my blog post: green smoke electronic cigarette review

    ResponderExcluir
  5. Gourami Anão ou Colisa Anã / Variante azul Cobalto - ''Colisa Laila''

    Gourami Pérola - '' Trichogaster Leerii''

    boa tarde quantos destes peixes posso ter num aquário com um metro e de comprimento e 40cm de altura ?

    ResponderExcluir