Parte III - Os parâmetros básicos da água - PH,GH,KH


A água na Natureza raramente é pura,no sentido de água destilada. Tem sais dissolvidos,substâncias tampão,nutrientes,etc,e cada local tem diferentes concentrações destes elementos,o que provoca que cada um dos diferentes rios,ribeiras,lagos e lagoas do mundo tenham um PH,um KH e um GH diferente.

Cada espécie de peixe evoluiu no seu respectivo habitat, habituado a certas condições,e podem não sobreviver se lhes alterarmos muito essas mesmas condições para que a espécie está preparada.Aqui vou tentar explicar como podes alterar as caracteristicas da água da tua torneira de modo a conseguires dar à espécie(ou espécies) de peixe as condições que ela mais gosta,de modo a se sentir bem.

Para isso,antes de escolheres que peixe queres comprar,tens de saber as caracteristicas dessa espécie,que PH e GH preferem,se crescem demasiado para a litragem do aquário e a agressividade,de modo a saberes se podes pôr companheiros pacíficos ou não.Na net há toda a informação que precisas é só pesquisar.

A Água tem 4 propriedades que caracterizam a sua química: o PH, KH (capacidade tampão), GH (dureza geral) e a salinidade. Depois a água também pode ter nutrientes e alguns elementos residuais,mas por agora vamos aàs propriedades mais importantes:


pH   . . . . . . . . . . . .

 
O PH é muito importante,para teres noção um PH 5.5 é 10 vezes mais ácido que um de 6.5.Um peixe habituado a um PH 6.5 no seu ambiente natural deve viver o mais próximo possivel dessa marca.

Embora os peixes nas lojas de Aquariofilia por vezes vivam em PH diferente daquele que têm no seu habitat,quando o compramos temos o dever de lhe proporcionar um PH mais correcto.Contudo a maior parte dos peixes que vemos nas lojas vivem bem num intervalo de PH entre 6.5 e 7.5.Mas se lhes proporcionarmos o PH exacto da espécie que manténs...melhor!

A climatização do peixe é muito importante,deves fazê-lo o mais lentamente possível ir trocando a água da loja com a água do aquário onde o peixe irá viver. Alterações bruscas de PH podem levar à morte do peixe.

Muito importante é também o PH se manter estável ao longo do tempo. É preferível um PH estável e ligeiramente diferente do PH de origem do peixe, que um PH exacto e que oscila. A característica que mantém o PH estável ou não é o KH (capacidade tampão)


Baixar o PH:Uma das maneiras de baixares o PH do teu aquário é injectares Dioxido de Carbono (CO2).Como sabes o CO2 é essencial para as plantas viverem,o que akuda imenso na sua manutenção como explicarei mais à frente. O CO2 baixa o PH sem interferir com o KH.Porém o CO2 necessita de uma fonte continua,pois se o CO2 para o PH volta à marca anterior.

Outra maneira é introduzires no aquário troncos.Os taninos libertados pelos troncos baixam o PH ao longo do tempo.

A introdução de Turfa no filtro também diminui o GH da água e também o PH.

Para aumentar o PH:
Coloca algumas pedras calcárias no aquário, ou então substrato de areia de coral, conchas ou pedaços de mármore. Isto aumenta o PH,KH e GH.

gH   . . . . . . . . . . . .

O GH refere-se à concentração de iões de Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) dissolvida na água. Um alto GH torna a água dura,um baixo GH torna a água macia. O gH é muito importante que esteja nos valores a que o peixes tem na Natureza, e oscilações neste parâmetro são muito perigosas, talvez até mais que o pH.

O PH,KH e GH embora sejam coisas distintas,todas interagem entre si,e qualquer uma influência a outra.Um alto PH é influenciado por um alto GH,o que por sua vez faz com que o KH seja alto também. Por ex. se colocarmos pedras calcárias no aquário,estas têm Carbonato de Cálcio que dissolvido na água aumenta o GH(do Calcio) e o KH (dos Carbonatos). Ora aumentando o KH este absorve os ácidos da água,aumentando assim o PH.

O GH ou Dureza Geral da água também é medido em dH:
0 - 4 dH - água muito macia
4 - 8 dH - macia
8 - 12 dH - dureza média
12 - 18 dH - alguma dureza
18 - 30 dH - dura



KH (Capacidade
Tampão ou Dureza dos Carbonatos)

A capacidade tampão ou KH é como uma esponja. Se o KH está alto ele absorve os ácidos e por conseguinte o PH mantém-se o mesmo,estável. Contudo esta capacidade é limitada, assim que se esgota a capacidade tampão o PH pode descer vertiginosamente.

A capacidade tampão é muito importante pois o ciclo do azoto produz ácido nítrico ou Nitrato, sem um bom KH o PH desceria ao longo do tempo,o que é mau.Com um bom KH o PH mantém-se estável. Por outro lado se a água tiver um PH muito alto, tem quase sempre um alto KH,o que significa que será muito dificil baixar o PH para os valores que pretendemos,pois o KH absorve os ácidos que descem o PH.Ou seja quanto mais KH mais resistente fica o PH a uma alteração.

O KH mede-se em dH.Um KH com 5dH é suficientemente estável,se descer abaixo disso o PH pode começar a descer ao longo do tempo. Repara que a água destilada tem um KH de zero,por isso não gosto muito de a usar,pois significa que qualquer adição de ácido o PH desce vertiginosamente.



Como alterar PH, KH e GH
Antes de alterares o que quer que seja,mede os parâmetros à água da tua torneira.Estes parâmetros variam de cidade para cidade.Se não precisares de alterar nada, melhor,se o PH da tua água da torneira for bom para a espécie que queres manter,deixa estar assim.


Aumentar o KH e GH ao mesmo tempo,endurecendo a água:
Para aumentar o KH e GH adiciona 1/2(meia) colher de chá de Carbonato de Cálcio (CaCO3) por cada 50L de água. Isto aumenta o KH e o GH em cerca de 3 ou 4 dH.

Aumentar o KH sem subir o GH:

Adiciona uma colher de chá de Bicabornato de Sódio(NaHCO3) por cada 50L de água.Isto aumenta o KH em cerca de 4 dH.

O KH refere-se à capacidade do PH se manter estável. Muitas coisas podem alterar o PH da água,ácidos ou bases,o Dioxido Carbono (CO2) por ex. acidifica a água,ou seja baixa o PH.Por outro lado a presença de pedras calcárias na água endurece a mesma,ou seja o PH sobe.

Certas espécies vivem em águas cujo PH e GH é muito baixo,como os Discus,Tetra Cardinal ou Tetra Néon, na bacia do Amazonas.Estes peixes vivem num PH 5.5 +-,pelo que devemos amaciar a água,baixando o PH.
Por outro lado os Ciclideos dos lagos Africanos,como o lago Tanganyka ou o lago Malawi vivem em PH e GH altos,mais ou menos em PH +9.Podes ver a diferença.Mais à frente indicarei várias espécies e suas respectivas preferências.
O PH determina de a água é acida,neutra ou alcalina.Para determinar o PH existe uma escala logorítmica. A água neutra tem um PH 7.0, começa a ser ácida se tiver menos de 7.0,e passa a alcalina se tiver mais de 7.0.

Um comentário:

  1. Great review ! A solenoid linked to a pH probe will turn the CO2 on and off, depending on a preset pH value determined by the aquarium water KH and by using the table.CO2Art

    ResponderExcluir