Portanto tens o aquário,o filtro, o termostato, termómetro e a calha. Coloca o aquário em cima de um móvel que seja forte. Coloca uma placa de esferovite por debaixo do aquário.
Enche o aquário com 2 a 3 dedos de areão de rio ou qualquer outro substrato que gostes. Eu evito os substratos coloridos, não fica natural...Gosto de Akadama(terra de bonsais) ou de pedra de rio. Enche o aquário de água até meio. Aqui deves colocar tudo o que queres pôr dentro do aquário, decoração e todas as plantas que compraste. Enche o resto do aquário com água e coloca o filtro a trabalhar. A partir de agora o aquário terá de ciclar, ou seja terás de fazer o ciclo do azoto, tornar o aquário um sítio próprio para a Fauna viver.
Ciclo do Azoto:
O Ciclo do Azoto é das coisas mais importantes da Aquariofilia. Um aquário bem ciclado é meio caminho andado para não ter problemas. O ciclo consiste em dar condições para que bactérias se instalem no filtro, de modo a que essas bactérias,chamadas bactérias nitrificantes possam transformar a Amonia (NH3),(extremamente tóxica, é basicamente os dejectos dos peixes) em Nitrito (NO2) (este também muito tóxico) e posteriormente em Nitrato (NO3),(este menos tóxico) e assimilavél pelas plantas.
As bactérias alimentam-se de Amónia e o produto final é o Nitrato. Portanto temos de fazer com que haja um pico de Amónia no aquário. Podes ciclar o aquário de duas maneiras:
- Pede ao teu lojista ou vai aos classificados deste site: www.aquariofilia.net e pede uns caracóis chamados Planorbis Corneus , Physas ou Melanoides tuberculata. São bonitos,resistentes e não comem plantas. Os caracóis vão defecar e proporcionar a Amónia para as bactérias se alimentarem. Deves alimentar os caracois 1x semana com um pouco de comida para peixes. Esse processo dura 4 semanas.
- Ou então simplesmente começa a colocar 3/4 flocos de comida para peixe dentro do aquário 3x semana,d urante 4 semanas. A comida para peixe fará a Amónia, com as bactérias se alimentarão e formarão uma colónia suficientemente grande para poder transformar de futuro os dejectos dos peixes.
Arranja testes de Amónia, Nitrito e Nitrato. O aquário terá de ter um pico de Amónia e vais vê-lo nos testes no final da 1ª ou 2ª semana. Depois a Amónia desce e aparecem os Nitritos, que descerão para aparecer os Nitratos. Na 4ª semana, quando houver Nitrato no aquário e a Amónia e o Nitrito estiverem a zero, o aquário está com o ciclo em marcha.
Pode acontecer que as plantas ,depois do pico de Nitrato aparecer, consumam-no todo e não o consigas ver nos testes. Porém se viste que houve um pico de Amónia o aqua deve estar ciclado à mesma, desde que esta esteja no zero.
Depois da 4ª semana faz uma troca de água de 30% e depois de veres se o teu PH é compatível com a espécie que queres, já podes colocar dois ou três peixes, nunca mais que isso, pois a colónia de bactérias ainda não é muito grande.
Aquários mal ciclados fazem com os peixes ''stressem'', e por conseguinte suas defesas ficam em baixo, e é aqui que as doenças aparecem.
Um aquário bem ciclado tem bactérias em todo o lado, no filtro, no areão, nas paredes do aquário. É este ''ninho ecológico'' que queres conseguir. E só com calma o conseguirás.
Post muito interessante para quem está a começar, ja tenho aquário ha cerca de dois anos e não fazia ideia deste ciclo. Normalmente até lavava os filtros com agua da torneira. Hoje em dia ponho umas gotas depois de lavar os filtros que supostamente são bactérias, neste caso como será que se deve fazer o ciclo?
ResponderExcluir