Parte I - O que comprar para ter um aquário?


Antes de comprares o que quer que seja,pergunta-te a ti mesmo se é mesmo isto que queres.A Aquariofilia não é um hobby como a colecção de selos,estes não são seres vivos que dependem de ti para viver condignamente. É preciso amar e ter respeito pelos animais. Um aquário não é um 'biblot' para teres na sala,de modo a torná-la mais atractiva para os amigos. Se é isso que pretendes esquece. Compra uma estatueta.



O Aquário:




Praticamente toda a gente pensa que o ideal é ter um pequeno,que dá menos trabalho e se depois gostar do hobby compra um maior.Nada mais errado.Aquários pequenos(como vais ver no desenvolvimento deste blog) são muito mais difíceis de manter que aquários maiores.Aquários pequenos são para pessoas mais experientes,pois são mais instáveis.Resumidamente,se colocares uma gota de veneno num copo de água faz um efeito,se colocares num bidon de 50L faz outro...

O ideal para começares é um aquário de 60L. Excepto raros casos,não confies cegamente no lojista que te quer impingir uma data de coisas.Os lojistas querem é vender,e a maior parte percebe menos de Aquariofilia que tu... E esquece os pack's das grandes superfícies tipo Jumbo ou Continente...são uma tanga.O ideal é comprares item a item.
 
E esquece também os peixinhos de água fria.Estes peixes não devem nunca viver em globos,nem em aquas pequenos.Cada peixe de água fria,qual quer um que seja, Oranda,Peixe vermelho,Carpa,etc devem ter no mínimo 80L ou mais para cada um. São animais para viver em lagos.(ponto) Escolhe peixes tropicais, de pequeno porte,pois estamos a falar de um aquário de 60L, não são difíceis de manter,desde que saibamos o que estamos a fazer.


Onde comprar, o tamanho e tipo de vidro: 

O ideal é comprares o aquário numa vidraria que faça aquários. Podes escolher o tamanho que quiseres, e quando falamos neste aspecto lembra-te que a largura de um aquário plantado deve ser no mínimo de 40 cm. Plantados com uma largura menor perdem profundidade. Quanto a mim, um bom tamanho para um plantado é 100 cm de comprimento, 50 cm de altura e 45 de largura. 
100 X 50 X 45 = 225 litros de água. 

Quanto ao tipo de vidro, pode ser normal ou extra-claro, embora seja mais caro.Não peças para colocar silicone preto, quanto mais transparente for o aqua melhor, sem armações nem nada à volta.



O Filtro


Qualquer aquário precisa de um filtro.O filtro limpa a água das impurezas e dejectos gerados pelos peixes(limpeza mecânica com as esponjas), remove qualquer químico que exista na água(limpeza química com carvão activado, etc), e transforma a amónia e os nitritos altamente tóxicos em nitrato, este menos tóxico e assimilável pelas plantas(limpeza biológica com as cerâmicas que albergam bactérias nitrificantes). Existem muitos tipos de filtros:
Filtros internos,que são colocados dentro do aquário,mas são pouco estéticos.
Filtros de cascata,que são colocados fora do aquário,ficam agarrados ao vidro e a água cai como uma cascata para dentro do aquário.
Filtros externos,são sem dúvida os melhores.Dentro do aquário fica só o tubo por onde entra a água e o tubo por onde sai a água,ficando o 'corpo' do filtro escondido,dentro de um qualquer movel por detrás do aquário.Este é o filtro que queres comprar!


Tipos de filtragem:



Filtragem mecânica: É basicamente o tipo de filtragem que agarra as impurezas,o lixo criado por peixes e plantas.Consiste em esponjas ou em lã de vidro,a água passa e ficam retidas as impurezas e partículas indesejadas.

Filtragem química: É usada para absorver químicos da água,e para o efeito usa-se carvão activado,que absorve praticamente tudo da água,ficando esta 'pura' digamos.Normalmente não se usa este tipo de filtragem,pois absorve tudo,o que não queremos e o que queremos,como os nutrientes que as plantas necessitam.Usa-se é depois de o aquário ter sido submetido a um tratamento com remédio.Depois do tratamento feito usa-se o carvão activado para remover o excesso.
Filtragem biológica: É muito importante,pois é o seguro de vida do aquário.Os peixes defecam,e o resultado é o aparecimento de um composto extremamente tóxico para os peixes,a Amónia e também o Nitrito.Ora a filtragem biológica consiste em colocar cerâmicas no filtro,que irão albergar uma colónia de bactérias,que se irão alimentar desta Amónia e a transformar em algo muito menos tóxico para os peixes,o Nitrato.Este processo é o Ciclo do Azoto,que irei explicar mais à frente.

Portanto dentro do teu filtro externo(o ideal) terás de colocar esponja,um pouco de lã de vidro e as cerâmicas (ou tijolo fervido e partido),para albergar as bactérias. Dica: se partires pedaços pequenos de tijolo e os ferveres estes servem perfeitamente como albergue às bactérias.

Quando procurares o filtro, lembra-te que este deve ter a ''potência'' de no mínimo 4x a litragem do aquário.Por ex. se quiseres um filtro para um aqua de 60L,deves procurar algo que debite 240 Litros por Hora (240L/H),ou seja 4 x 60L.

Quanto maior o espaço físico do filtro e quanto mais cerâmicas tiver melhor, mais espaço para as bactérias e mais eficazmente estas "purificam" a água.

Eu só utilizo o carvão activado depois da necessidade de aplicar algum medicamento na água. Pois vai retirar quase tudo o que existe na água, bom e mau.

O Termostato


Em Portugal apenas necessitamos de termostato no Inverno,de modo a manter a água a 28º.A maior parte das espécies Tropicais dá-se bem a 28º,mais não.Excepto se a característica do peixe o disser,ou em caso de algum tratamento,por isso é que nos devemos informar bem da espécie ou das espécies que queremos manter,de modo a ver se são compatíveis. Por ex. os Discus gostam da água a 30º.
Pergunta ao lojista o termostato indicado para o teu aquário e regula-o para a temperatura desejada.E não te esqueças do termómetro para monitorizares a temperatura.

Calha de Iluminação


 

Qualquer aquário deve ter plantas,elas são indispensáveis ao ecossistema,pois mantém o aquário estável, removem o Nitrato, que é tóxico se estiver em excesso. De inicio deves escolher plantas de fácil manutenção (que indicarei mais à frente),plantas que se dão bem com relativamente pouca luz e sem ser necessário um sistema de CO2.
Para um aquário de 60L,deves ter uma calha de 30W,no mínimo. As lâmpadas devem ser ideais para a aquariofilia,ou seja terem os Kelvins certos (4000K a 10.000K).Mais à frente explicarei em pormenor a Iluminação na Aquariofilia.

E pronto,tens tudo para começar,Aquário de 60 Litros,Filtro externo de 240L/H,termostato e calha de iluminação. Mas esquece os peixes para já. Ainda tens de ciclar o aquário e isso leva tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário