Parte V - Considerações sobre como manter o aquário saudável

* O perigo da sobrepopulação

É muito importante que percebas que um aquário não pode levar mais peixes do que aqueles que fisicamente consegue albergar.Para teres uma ideia,um aquário de 60L deve albergar apenas um casal de Ramirezis e alguns invertebrados como Caracois,ou então 6 Néons e um trio de Corydoras.
Um aquário de 100L já consegue levar uns 12 Cardinais e umas 5 Corydoras.Não te esqueças de que há peixes que só vivem em cardume,com um numero mínimo de peixes,por isso tens de pensar no cardume como um só individuo.

Se forem peixes que se reproduzam muito,deves pensar no futuro e se a capacidade do aquário pode comportar com as crias que vão nascendo.Um aquário de 60L,com 3 casais de Guppy's é mais do que suficiente para dentro de algum tempo teres o aquário sobrelotado de crias.
Depois há também os peixes que devido às suas dimensões em adulto só devem viver em aquários de grande litragem,como os Discus,Escalares, Plecostumus,e também as Colisas,alguns Ciclideos Africanos,já sem falar de peixes grandes como o Óscar.

Peixes como o Betta,que devido às suas caracteristicas o ideal é viverem sozinhos,podemos disponibilizar um aquário mais pequeno.Para reproduzir Bettas por ex.necessitamos de dois aquários,e mantê-los um ao lado do outro.Dois aquários de 20L é o suficiente de modo a assegurar que o peixe tem espaço para nadar.

Porém poucos mais peixes há que eu colocaria em 20L...Apenas um Betta ou um casal de Conchiculas. Quanto a mim a larga maioria das espécies,incluindo as pequenas espécies de cardume,devem viver no minimo em aquários de 60L.O espaço é vital como qualquer outro parâmetro.

* Alimentação

A alimentação é aspecto que devemos considerar como vital.Um peixe bem alimentado consegue manter as suas defesas fortes e evitar as doenças ao longo dos tempos. É importante que percebas que não é a quantidade que importa,bem pelo contrário. Se alimentares em demasia os teus animais,o excesso de comida acaba por afectar as condições da água,deteriorando as condições de vida do peixe. Deves dar pouca comida mas de qualidade,a melhor que conseguires comprar,pois faz toda a diferença.
Eu alimento os meus peixes 2x por dia, com pequenas quantidades,de modo a que eles comem tudo em 1minuto e meio,sem sobras.

Deves lembrar que cada peixe tem caracteristicas de alimentação diferentes.Enquanto que os Guppy's comem a partir da superficie(daí a forma da sua boca), Néons,Cardinais,etc, já comem a meio do aquário,enquanto que peixes como as Corydoras comem na parte mais funda do aquário.
Deves portanto deitar durante o dia a comida para os peixes das camadas superiores e depois de apagares as luzes(ou mesmo de dia se quiseres ver) deves alimentar os peixes de fundo,com comida especializada para o efeito em forma de pastilhas que caiem logo para o fundo do aquário.

Deves certificar-te que sabes as necessidades alimentares de todos os teus peixes.Há peixes que a basa da sua alimentação deve ser vegetariana,enquanto que outros são omnívoros,ou seja que comem um pouco de tudo.Outros há que são carnívoros,sendo que a sua alimentação deve ser maioritariamente de proteina animal.

Deves variar a aliementação.Eu tenho sempre disponivel dois tipos de comida à base de flocos e dois tipos de comida congelada.Este tipo de comida deves dar apenas 2x por semana aos peixes vegetarianos e omnivoros,sendo que aos carnivoros deves dar com mais frequência.Existe larvas de mosquito vermelho e negro,artémia,etc. Pergunta na tua loja,esta comida deverá estar alojada num congelador.

* Manutenção Periódica

Trocas Parciais de Água (T.P.A). Este gesto,uma troca de água parcial,a par de uma boa alimentação,é tudo aquilo que o aquário necessita para se manter equilibrado por muito tempo.Dependendo do tamanho do aquário,uma troca de água semanal ou quinzenal é completamente obrigatória.Tem de ser um ritual que deves fazer,se amares a Aquariofilia fá-lo-às sem esforço,pois saberás que fazes o melhor pelos peixes que tens ao teu encargo.

Dependendo do tamanho do aquário e da sua maturação,deves fazer T.P.A's semanais ou quinzenais.Quanto mais pequeno o aquário mais T.P.A's precisa,pois tem menor volume de água,é mais frágil.No inicio contudo,nos primeiros 2/3 meses de vida de qualquer aquário independentemente da litragem,deves proceder a T.P.A's semanais.Só com progressiva maturação do aquário é que poderás muda-las para quinzenais.

Limpeza do Filtro:
A limpeza do filtro deve ser feita mensalmente. Se o teu filtro for externo,deverá ter um compartimento onde estão alojadas as cerâmicas,ou seja onde estão alojadas grande parte das bactérias.Este compartimento não deve ser lavado com água da torneira,pois o Cloro da água mata a colónia de bactérias.Deves retirar alguma água do aquário e proceder à limpeza superficial destas cerâmicas. A lã e/ou esponjas de filtragem mecânica eu lavo na torneira,embora muita gente opte por também lavar com água do aquário,visto que as bactérias estão presentes em todo o lado e não só nas cerâmicas...

Em filtros internos ou de cascata, contudo,muitas vezes não existem cerâmicas,as bactérias estão alojadas apenas nas esponjas ou lã.Aqui deves então apenas lavar tudo com água do aquário.

Caso o aquário não tenha plantas que cubram o fundo,deves sifoná-lo de tempos a tempos.Com um tubo de 1cm de diametro,sugas de um lado e a água é aspirada apenas com a força da gravidade,água essa que deverá ir para um balde. Ou então existem aspiradores a pilhas,que fazem a tarefa igualmente bem.Em aquários densamente plantados e com plantas de tapete,eu dispenso esta tarefa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário