Páginas

Como manter uma colónia de camarões saudável



Como manter uma colónia de camarões
saudável

     Os camarões ornamentais são na sua generalidade seres sensíveis, que precisam de certos cuidados especiais e da nossa atenção. Quanto mais caros são, mais sensíveis às alterações qualidade da água.

       Inicialmente devemos fazer uma pesquisa acerca do camarão que vamos manter, de modo a sabermos qual o Ph e Gh preferido dessa espécie. Eu prefiro não manter mais que uma espécie de camarão junta (embora não seja nenhuma regra, desde que não se cruzem) e não coloco camarões juntamente com peixes. Muita gente os coloca em conjunto, mas eu penso que só conseguiremos retirar todo o potencial de uma colónia de camarões se estiverem num aquário apenas para eles, e também para caracóis e claro...muito musgo e plantas.

A montagem do aqua

      Imaginemos que é principiante e quer manter uma colónia de ''Red Cherrys'' uma das espécies relativamente mais fáceis de manter. Eu começaria por arranjar um aquário de 60 Litros no mínimo. Aliás, 60 Litros é o mínimo de litragem que concebo para um aquário com Fauna.

       Um aqua pensado para manter uma colónia de camarões mais sensíveis, penso que não deve ser um plantado de alto metabolismo, com muitas fertilizações, muita luz e CO2. Eu opto por um aqua com plantas de fácil manutenção e muito musgo, pois este é bom para alimentar crias de camarão, devido ao facto de muitos microorganismos  viverem no musgo e as crias alimentarem-se deles.

       É possível manter camarões com CO2. Durante a noite deve haver o cuidado de desligar o CO2 e promover a oxigenação da água através de uma boa movimentação da superfície da água. Claro que camarões mais sensíveis o ideal é não ter CO2 e as fertilizações serem minimas.

       Então colocaria uma camada de Akadama, arranjava troncos e envolvia-os com muito musgo (agarrando o musgo com uma linha fina de cor verde) e colocava plantas como Valisnérias, Anúbias, etc. Enchia de água e colocava o filtro a trabalhar até o ciclo do azoto estar completo, colocando também alguns caracóis. Quando o aqua estivesse ''ciclado'' colocava uma colónia de uns 5 a 10 elementos.

       Coloco sempre um filtro com um minimo de 5x a capacidade do aquário. Num aqua de 60L colocava um filtro com um mínimo de  300L/hora. 

Espécies mais exigentes

     De modo a manter espécies mais sensíveis, é necessário muito cuidado com as condições da água. É importante que quando houver a introdução dos camarões,o o aqua esteja já maturado, com o ciclo do azoto em marcha e que Ph e Kh não oscilem muito. Neste aqua com estes camarões, coloco fertilizante para plantas muito ocasionalmente, apenas um pouco de Potássio e um pouco de Micros de tempos a tempos.

         É importante ter cuidado com sprays no ambiente da tua casa. Se pintares uma porta com tinta por exemplo, toda a colónia pode morrer, como me aconteceu a mim uma vez. Ambientadores é também para esquecer, aliás eu limpo todo o quarto onde mantenho os aquários de forma diferente, recorrendo apenas a água bem quente para a limpeza.

      Na minha colónia de Crystal Red SS, num aquário de 100 Litros, tinha um filtro com um motor de 600 l/h com um balde grande para manter as cerâmicas que albergam as bactérias nitrificantes. Como a saída de água tinha muita pressão, virei o tubo da saída para o vidro e assim minimizar a corrente forte.

     É necessário limpar as matérias filtrantes 1x mês, recorrendo à própria água do aqua e quanto à alimentação deve ser o mais variada possível. Pinhas de amieiro e folhas de carvalho podem e devem ser adicionadas à água.

Cruzamentos

       Eu prefiro manter apenas uma espécie de camarão por aquário, porém, se quiserem manter mais que uma espécie devem pesquisar acerca da compatibilidade das espécies. Não queremos que as espécies se cruzem de modo a fazermos híbridos e afins indesejados. Tirei este quadro que se segue do fórum Aquariofilia.net, onde podem ver as espécies que podem manter juntas ou não.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário