Oxigénio: O elemento vital

                           
Para todos aqueles que ainda não descobriram os mistérios dos salgados, e continuam para os lados da água doce, atraídos pela vertente dos aquários plantados, em que Flora rivaliza com Fauna pela nossa atenção, venho falar de um tema que me parece relevante para todos aqueles que começaram não há muito tempo: o oxigénio dissolvido na água do aquário.


Muitas vezes, quer pelo facto do caudal do filtro ser inferior aquilo que deveria, ou pelo facto da saída de água estar abaixo da superfície da água, o aquário não produz o O2 (oxigénio) exigido.


Temos de partir sempre do pressuposto de que a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) na água não limita a quantidade de O2. Mas temos de presumir que existem quantidades de CO2 desejáveis e não excessivas, pois de noite a Flora produz este composto, e quanto mais plantado está o aqua mais temos de levar em conta este número.


O que quero dizer é que no periodo nocturno devemos assegurar uma boa fonte de O2. É essencial para a Fauna, e também para a Flora. Até podemos deixar o CO2 ligado, porém o barulho da água deverá ser ouvido na superficie, e pela agitação superficial, ser criada uma fonte de O2.


Digo isto pois deparei-me com uma situação em casa de um amigo, com o CO2 a debitar 2 bolhas por segundo, em que de noite, ao acender a luz, a Fauna estava com clara falta de oxigénio, elemento vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário