Takashi Amano - O mito




Takashi Amano nasceu em 18 de Julho de 1954, no Japão. Muito cedo ganhou o gosto pela Natureza, tendo ganho ainda na escola primária um prémio devido a uma pesquisa científica sobre um peixe chamado "Paraíso Coreano", 

Foi o primeiro a criar um movimento de modo a proteger a Natureza da cidade de Niigata, no Japão, e bem perto dessa cidade, na região do pântano Yoroi, ficou fascinado desde bem cedo com a diversidade de vida desse local, especialmente do meio subaquático.

Em 1972, num estúdio em sua casa, começou a montar e a fotografar aquários plantados. Quatro anos mais tarde, em 1976 viajou por toda a Ásia, e foi mais longe, para as selvas tropicais da América do Sul e África, procurando novos biótopos e espécies, e fotografou tudo, publicando as suas fotos posteriormente, que fizeram furor.

Em 1991 venceu a primeira competição fotográfica com "Chame leon diary", e "Leading ladies in shade" foi seleccionada para exposição pública.

O seu interesse na divulgação das plantas com que fazia os seus layouts, fâ-lo fundar a ADA "Aqua Design Amano Co. Lda.", que foi lançada para o mundo no ano 2000, num evento na cidade de Nuremberga.

Foi o percursor do estilo "Nature" e a marca ADA é uma das mais respeitadas no mundo da aquariofilia. Popularizou o uso das plantas Glossostigma elatinoides e Riccia fluitans, usando-a nas suas montagens, e introduziu o uso de camarões nas montagens para controlar as algas. Uma espécie de camarão, os Caridina Japonica, foi rebaptizada em sua homenagem com o nome de "Amano shrimp".

É o autor da série de três livros dedicados ao aquapaisagismo, intitulada "Nature Aquarium World", e do livro "Aquarium Plant Paradise".


 


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Exposição florestas submersas by Takashi Amano


Que dizer desta exposição com a chancela de Takashi Amano? Para um aquariofilista este é o derradeiro sonho. 160 mil litros de água doce, o "nature aquarium" apresenta quatro toneladas de areia, 25 toneladas de rocha vulcânica dos Açores e 78 troncos de árvores da Escócia e Malásia, mais de 10 mil peixes tropicais e 46 espécies de plantas aquáticas,que fazem o maior Nature Aquarium do mundo.


https://youtu.be/Kq5D8k4BVXs


https://youtu.be/U1KgdIuWc6M






















. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .




"Humanos, os recém-chegados neste planeta com biliões de anos de idade têm agora o poder de destruir a natureza. A água um dia limpa está virando lama, e a terra antes verde está perdendo suas cores. Na tentativa de construir vidas ricas, as pessoas nos fizeram invariavelmente pobres com a destruição da Natureza. Somente corações desolados podem crescer em uma vizinhança desolada. Nós temos que nos lembrar que nós também vivemos na natureza. Construindo e mantendo maravilhosos aquários naturais, as pessoas reaprendem a intrincada conexão entre as formas de vida: plantas, peixes, micro organismos e humanos. Ricos e belos seguem com harmonia e equilíbrio. O Aquário é um grande mestre nesta arte."

Takashi Amano


Algumas montagens deste mestre na arte do aquapaisagismo:














































































Nenhum comentário:

Postar um comentário